“Certa vez houve um grande incêndio em uma floresta. Apavorados, todos os animais trataram de fugir o mais rápido que possível para um local seguro. Todos, menos um pequeno beija-flor que começou a voar até o rio e, em inúmeras vezes, ele ia e voltava com o bico cheio de água e jogava sobre o fogo que se alastrava cada vez mais. Vendo isso o leão parou e, zombateiramente, perguntou o que aquele pequeno pássaro estava fazendo: “mas o que você acha que vai conseguir com esse biquinho tão pequeno? Isso não é nada perto de um fogaréu tão grande rapaz! O beija-flor lhe respondeu: “posso ter o bico pequeno e não conseguir apagar esse fogo sozinho,mas estou fazendo a minha parte”. (PARÁBOLA DO BEIJA-FLOR)
História da vida de Dona Emília

Emília Neves Athaídes nasceu na cidade de Matosinhos, em Portugal, no dia 20 de maio de 1919. Filha de um político português e uma dona de casa. Com a morte de seus pais na infância foi criada pela irmã mais velha. Imigrou para o Brasil em 1923, casou e teve quatro filhos que se multiplicaram em nove netos e onze bisnetos.
Trabalhou como lavadeira, zeladora de igreja e voluntária no Exército da Salvação. Foi analfabeta até os 70 anos. Sempre dedicou a sua vida a ajudar ao próximo. Com 90 anos de idade era um grande exemplo na realização de ações que favorecem o meio ambiente e que fomentam uma economia solidária, além de ter sido uma referência do que a terceira idade tem muito a contribuir em nossa sociedade.
Dona Emília foi reconhecida e premiada pelo seu trabalho através do Prêmio Picucha Milanez, da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores de Canoas/RS; foi destaque no Caderno Dia Internacional da Mulher do Grupo Sinos e no Caderno 63 anos de Canoas - Grupo Sinos; participou como representante da Associação de Mulheres Princesa Isabel no Conselho Municipal de Assistência Social de Canoas – CEMAS.

Dona Emilia faleceu em 2009 e sua trajetória permeou a busca por uma velhice digna e de paz, por sentir-se fisicamente útil até seus últimos dias de vida. Um exemplo para a família e toda a sociedade.
Sustentabilidade


Solidariedade e Terceira Idade: Associação de Mulheres Princesa Isabel
